Gravando vídeos

Segue um resumo da minha experiência em 2020, no primeiro ano da pandemia, gravando vídeos curtos para as aulas das minhas disciplinas. Veja aqui como ficou o resultado para os vídeos do módulo de Design and Implementation de uma disciplina específica de Engenharia de Software. Importante dizer que não tive muito tempo para estudo e preparação sobre gravação e edição de vídeos, e que eu tive que fazer tudo sozinho, sem apoio extra. Assim, deve haver sugestões melhores do que as a seguir, mas caso você não tenha encontrado, e esteja em contexto similar ao meu, siga em frente!

Para gravar e editar as aulas, eu uso o Camtasia. Na época em que comprei a licença, acabei escolhendo o Camtasia porque tinha boas funcionalidades de captura (de som, desktop, e câmera; melhor do que o iMovie) e de edição (praticamente a mesma coisa do iMovie). Hoje, eu provavelmente teria optado por não comprar a licença do Camtasia e usaria o iMovie para edição e o OBS para captura.

Eu gravo e edito as aulas em um MacBook Air 2018, mas recomendo fortemente um computador mais potente. Eu uso uma câmera HD que tenho embutida em um monitor, e um microfone Blue Yeti (qualidade um pouco melhor do que o que tenho embutido no monitor, mas muito útil para evitar o barulho ambiente, da rua e da casa).

Para reduzir o tempo de gravação e edição (que pode consumir muito mais tempo do que eu tenho disponível), eu, no máximo, gravo duas ou três vezes o início de cada vídeo, o primeiro e segundo slide, para começar bem. Muitas vezes vou direto. Agora em um slide ou outro, quando noto que não expliquei bem, ou falei algo errado, aí eu silencio por alguns segundos (para marcar no arquivo de áudio o ponto onde eu devo editar) e retomo com uma nova explicação. Não suspendo a gravação do vídeo. O ideal seria preparar antes o script do que vou falar durante a gravação, mas não consegui fazer isso desta vez.

Quando não consigo preparar os vídeos curtos com antecedência, vou pra aula no meet e explico os slides sincronamente, gravando tanto no meet quanto localmente no Camtasia (para depois, quando tiver tempo de editar, disponibilizar o vídeo curto). Não é o ideal, pode dessincronizar um pouco o áudio e vídeo. Mesmo quando é só aula de perguntas-respostas e explicações adicionais sobre os vídeos disponibilizados antes, eu tenho gravado no meet. Nessas aulas em que explico os slides sincronamente no meet, ou tiro só dúvidas, é importante ter slides com exercícios, pedindo para os alunos adicionarem respostas no chat ou via menti. Ajuda a melhorar a interação, principalmente nas aulas em que explico os slides sincronamente.

Por fim, segue o meu roteiro para gravação e edição no Camtasia (com vistas a obter vídeos como este).

1. Criar projeto e definir project settings como 1920x1080 HD

2. Copiar a imagem do CIn e do SPG de uma apresentação anterior

• Escala 100%, a posição depende um pouco
  3. Ajustar a imagem da câmera